Psicanálise na Mídia - ENTREVISTAS TV | Psicanalista - Luciana Kie

Com mais de 100 anos, a psicanálise já é parte da cultura ocidental. Visando estar a altura de nossos tempos, não se trata de um saber fixo.

Clínica, teoria e transmissão questionam-se entre si em um constante rearranjo que se dá a partir da experiência psicanalítica de fala.

Imaginar que a práxis estaria de fora das amarras do ideal vigente é acreditar que um psicanalista atuaria como o modelo de um novo ideal.

A psicanálise nunca foi uma visão de mundo, mas é parte de sua ética mediar na cultura. Pois é de dentro do status quo que a psicanálise acolhe e recolhe o que está aparentemente fora e o realoca [real-oca; re-a-loca] como furo. Não com a explanação de sua teoria necessariamente, mas em ato.

Como lidar com os talentos dos filhos?

E com suas próprias realizações? Quais as expectativas e demandas projetadas nele? Como o desejo circula na sua família?

A reflexão vale também para situações cotidianas: escola, atividades artísticas ou esportivas, círculo de amizades, sociedade, educação... Fora da mídia televisiva, mas de similar impacto psíquico.

 

Íntegra da entrevista com a psicanalista: Famosos

Psicanalista SP | Famosos TV | Entrevista

Foto: Rodrigo - Equipe de produção Rede Record de televisão

Gravando para Rede Record. Entrevista para o programa Domingo Espetacular sobre artistas mirins: os efeitos psíquicos da fama precoce na vida das crianças e a função dos pais ao lidar com o talento dos filhos.

A partir da psicanálise, desde "A Interpretação dos Sonhos" de Freud, entendemos o sonho como a “realização de um desejo inconsciente”. Pois, é no movimento do desejo que relatamos a vida onírica, encaminhamos seus enigmas a alguém.

 

O psicanalista interpreta sem responder a demanda, ou seja, ele não fornecerá seus próprios sentidos. Antes, permitirá que o sujeito do desejo associe livremente, abrindo-se a Outra Cena: a hiância na qual esse é falado.

 

Fonte: https://plus.google.com/+LucianakieBr-psicologa-SP

Imagens editadas do programa originalmente produzido pelo Shalom Brasi

Entrevista concedida para o programa Shalom Brasil transmitido pela TV Aberta sobre a interpretação dos sonhos na psicanálise. O programa aborda o instigante enigma da vida onírica em diferentes perspectivas e chaves culturais.

Foto: Rodrigo - Equipe de produção Rede Record de televisão

Políticas de uso

Registro de logotipo

Fotos de acervo pessoal

© 2015 Direitos Reservados

Luciana Kie - Psicanalista SP

Psicanalista Jardins - Paraiso | Clinica Psicanalise lacaniana SP Sao Paulo

Consultório de Psicanálise SP

Alameda Jaú, 72. Cj. 15 - Jardim Paulista

CEP: 01420-000 - São Paulo SP

contato@lucianakie.com.br

Tel.:

Não publicamos fotos de pacientes ou dados pessoais de tratamentos. Nossas publicações visam abordar temas relevantes da área em caráter genérico e informativo,

não possuem qualquer propósito diagnóstico e não substituem a particularidade de cada caso em uma consulta clínica. Demais dúvidas entre em contato.