ATENDIMENTO PSICANALÍTICO
Consultas
Idosos, Adultos, Adolescentes, Infantil
Agendar: | contato@lucianakie.com.br
Local: Consultório - Al. Jaú, 72. Cj 15. Jardins, São Paulo -SP
PSICANÁLISE | Sofrimento Psíquico e Saúde Mental
Quando procurar um psicanalista ou psicólogo?
O que é sofrimento psíquico?
O sofrimento psíquico não é uma patologia ou doença, mas pode ser um sinal de que algo não anda bem ou está fora do que poderíamos prever. Sinal que nem sempre notamos e pode se manifestar no corpo, num comportamento insistente, no medo paralisante. De súbito, os acontecimentos nos pegam num susto ou surpresa. Outras vezes, estendem-se em uma repetição incessante.
Diante de uma dor que julgamos não conseguir suportar,
o assusta-dor é perceber que acabamos por sustentá-la por toda uma vida.
O sofrimento não é uma frescura ou fraqueza. É parte da vida de todos. Pode surgir sem um motivo claro ou de um fato relevante, associado a acontecimentos ruins, ou mesmo aos bons, com que nos de-paramos. Diferente da tristeza, é difícil encontrar-lhe um nome. Porém, é possível dar-lhe tratamento, um tempo de cura.
Para a doença tem-se a medicação;
na saúde, a mediação.
Sofrer não é gosto ou escolha. O dito popularizado versa que se a dor é inevitável, sofrer é opcional. Pois nem a dor, nem o sofrimento são opcionais. E muitas vezes, é na insistência em um modo de recuperar certa satisfação que desavisadamente se mantem o sofrimento.
Por isso, um psicanalista não promove a felicidade idealizada, tampouco idealiza o sofrimento. Mas é disso que uma psicanálise se ocupa. A partir da escuta das questões a formular-se sobre essa busca, é possível, a cada um, a responsabilidade sobre seus modos.
* Por Luciana Kie, psicóloga e psicanalista - Jardim Paulista - São Paulo / SP.
E-mail: contato@lucianakie.com.br
